Não há dúvidas que muitas organizações dedicam recursos significativos no processo de recrutamento em busca de novos talentos no mercado de trabalho. No entanto, investir em upskilling e reskilling é uma excelente forma de nutrir talentos internos e assim ter baixos custos no recrutamento.
Se implementadas de forma correta, as ações podem impulsionar a resiliência e melhorar o desempenho da empresa.
Contudo, esses benefícios não são alcançados da noite para o dia, mas exigem uma estratégia forte de T&D e uma cultura baseada em aprendizagem e desenvolvimento.
Continue a leitura e descubra como fortalecer o desempenho operacional e como melhorar o potencial de contratação dos funcionários!
O atual cenário digital e os altos custos do recrutamento
A crescente demanda pós-pandemia por novos conjuntos de competências digitais tornou o recrutamento de candidatos qualificados um grande desafio.
De acordo com um relatório de 2021 da mthree, 87% das empresas nos EUA e 78% das empresas no Reino Unido enfrentam problemas quando o assunto é encontrar substitutos.
Ao juntar a escassez de talentos e os altos custos de recrutamento, o resultado é a deficiência de certas competências nas organizações e de grandes despesas gerais. Afinal, o processo de R&S exige divulgação de vagas, feiras de recrutamento, taxas de agências, onboarding, treinamentos e muitos outros gastos.
De acordo com um estudo da Deloitte, é necessário investir em média US$3.000 para integrar cada novo funcionário.
E não para por aí! Processos de onboarding ineficazes são mais comuns do que você imagina. De acordo com uma pesquisa da empresa de software americana BambooHR, os colaboradores são mais propensos a questionar sua decisão de ingressar em uma organização devido a processos de integração ruins, com 31% dos funcionários deixando o emprego nos primeiros seis meses.
Como melhorar o potencial de contratação dos funcionários? Veja como o upskilling e reskilling podem ajudar
Uma das grandes estratégias para enfrentar esses desafios de recrutamento é olhar para o próprio quadro de colaboradores e investir no desenvolvimento de talentos internos. O upskilling e reskilling pode trazer muitos benefícios para os negócios, além da redução de custos nas áreas que já abordamos aqui.
Confira abaixo as vantagens:
Aumento do engajamento e da fidelidade
Ao investir em estratégias de recrutamento interno, os colaboradores se sentem mais valorizados e respeitados, promovendo assim uma cultura de confiança e senso de pertencimento. Consequentemente, a equipe passa a ter um maior incentivo para contribuir com o sucesso do negócio, mesmo em tempos de incertezas. Afinal, eles se comprometem mais, pois desejam forjar uma carreira a longo prazo dentro da organização.
Maior agilidade e resiliência
O desenvolvimento de novas competências também impulsiona a agilidade e resiliência no fluxo de trabalho dos colaboradores, tornando-os mais adaptáveis às mudanças. Além disso, também garante que a organização seja mais competitiva com os novos conhecimentos e insights.
Melhor reputação da empresa
Por fim, a influência de um ambiente de aprendizagem positivo pode melhorar a reputação e imagem da marca no mercado, contribuindo para o employer branding. Isso porque o T&D consegue aumentar a retenção e aquisição de novos colaboradores.
Não podemos esquecer que, agora, mais do que nunca, os consumidores desejam uma conexão maior com empresas que aplicam bons valores corporativos e cuidam dos seus colaboradores. Portanto, o upskilling e reskilling também inspira a fidelidade do cliente e o comportamento de compra.
Dicas para promover o aprendizado em sua organização
Confira agora algumas dicas cruciais para promover o aprendizado dentro da sua organização e obter todas as vantagens abordadas neste artigo:
- Estabeleça uma estratégia de upskilling e reskilling em sintonia com os objetivos da sua empresa;
- Incentive os colaboradores atuais a se candidatarem a novas funções;
- Reduza qualquer conflito na experiência de aprendizado, tornando-a mais simples e eficaz;
- Combine o conteúdo de aprendizagem com funções específicas e com as reais necessidades do negócio;
- Personalize as experiências de aprendizado, aproveitando os conjuntos de competências existentes para preencher possíveis gaps;
- Faça com que os colaboradores apliquem imediatamente o que aprenderam;
- Defenda a colaboração e apoie qualquer transição de treinamento para manter a confiança dos colaboradores;
- Revise os dados e o feedback da equipe para melhorar os treinamentos futuros.
Fonte: Crossknowledge